domingo, 2 de junho de 2013

PÉ-legrino & PÉ-trônio: Experiências da turma EI - 12

PÉ - 1. Anat. Cada uma das duas extremidades inferiores do corpo humano, uma em cada membro inferior.

Foi a partir desse significado e da consciência de que para dar apenas um passo que seja, é necessário que pelo menos um dos pés fique apoiado no chão, que a professora Flávia Luciana, resolveu mexer com a imaginação das crianças de 5 anos da turma EI - 12... Afinal, ter os pés no chão e a cabeça na lua, não deixa de ser um bom começo para as boas ideias.


Tudo começou na Roda de Conversa, momento da rotina onde a professora faz a acolhida dos alunos. Após ter sido dada a ordem: "_ Todos pegando no seu pé!" e ouvir algumas reclamações, pois os seus pés estavam escondidos por causa do frio, tiveram que libertá-los...



Bateram os pés no chão arritimicamente, fazendo o seu barulho, reaprenderam a batê-los, cantando a música folclórica do pezinho, puseram os pés para o alto, brincaram e sorriram, gastando bastante energia.


Depois de relaxar, chega o momento da Roda de Leitura, a professora abre o livro de Ziraldo, "Pelegrino e Petrônio". A curiosidade e o prazer que a leitura desse livro despertou nos alunos foi ocupando um espaço cada vez maior na sala de aula, enquanto comentávamos e ouvíamos a história, aprendendo sobre as diferenças vocacionais dos pés de um mesmo dono. O livro trazia essa dualidade do que se quer quando crescer... Mas cujas diferenças conseguem equilibrar seus dois lados distintos: o esquerdo e o direito.


Houve o momento de os alunos recontarem a história do jeitinho que quisessem e tiveram muitas pessoinhas admirando a beleza do livro.



Num segundo momento da aula, a professora ousou pintar os dois pés de cada aluno com tinta guache e depois reproduzir esses pés em folhas sulfite, onde os alunos colocaram os seus nomes e enfeitaram os mesmos com olhos, nariz e boca... E não é que ficou idêntico aos personagens da história... PÉ-LEGRINO e PÉ-TRÔNIO!




 O curioso foi que ao notarem que cada um tinha uma impressão do pé diferente do outro, a turminha logo concluiu que cada ser humano é ÚNICO! Foi aí que fizemos um lindo mural. Vejam:


A aula foi chegando ao final... Vamos completar o nome das personagens da história no exercício que a professora preparou... Para evidenciar a função social da escrita, vamos registrar numa folha de papel 40kg, tudo o que aprendemos sobre os PÉS; inclusive a escrita da palavra.


Texto: Professora Flávia Luciana 
Turma: EI 12

7 comentários:

  1. Muito legal, Flavinha está de parabéns! Como sempre fazendo trabalhos ótimos e lindos...
    Laís

    ResponderExcluir
  2. Que belo trabalho, professora!
    Parabéns pela dedicação e comprometimento. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Flávia!!! Já desenvolvendo o gosto pela leitura com os pequeninos!!! Aula nota 10!!!

    ResponderExcluir
  4. Deu trabalho, hein!!! E corajosa!!!
    Raquel

    ResponderExcluir
  5. Ver uma aula programada assim me enche de euforia!!!!Parabéns!!!

    ResponderExcluir