quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Educação Infantil... Um mundo inteiro para se descobrir!

Quando as crianças ingressam na escola, estão dando seu primeiro passo num longo processo de sistematização do conhecimento, que se dá de maneira lenta, progressiva e em etapas.

         A Educação Infantil é o início desta caminhada! Engana-se quem acredita que na Educação Infantil a criança dá seu primeiro passo para o conhecimento... Não! A criança adquire conhecimento ao nascer, quando aprende a sugar o leite de sua mãe ao ser amamentada, a criança está adquirindo conhecimento, quando dá seus primeiros passos, diz as primeiras palavras ou faz indagações na famosa fase do “por que”. Portanto ao entrarem na escola os alunos trazem consigo uma bagagem enorme de conhecimentos, são os pais ou responsáveis seus primeiros professores...

         O processo de sistematização de conhecimentos se inicia na Educação Infantil tendo como elemento central a brincadeira, sempre de maneira lúdica, com uma rotina dividida em “momentos”, liberdade para fazer perguntas, questionamentos e entender de fato o mundo que as cercam.
         Vamos entender como é a rotina de uma turma de Educação Infantil:

Após o almoço, a primeira coisa que fazemos em sala é a higienização bucal, os alunos trazem seu material (escova e pasta) e escovam seus dentes, a ideia é que este seja um hábito cotidiano, dentro e fora da escola. 


RODINHA: É um dos momentos mãos importantes da rotina de uma turma de Educação Infantil, na rodinha o aluno se expressa livremente a respeito de suas ideias, imaginação, sonhos, sua percepção de mundo e ao mesmo tempo aprende a dialogar, sabendo que quando um fala o outro se cala para ouvir com respeito. Assim os alunos interagem entre si, criam vínculos afetivos e trocam experiências.

O momento da RODINHA também é importante para algumas atividades que são fundamentais no cotidiano da turma.

 - RODA DE LEITURA - 


Esse momento é extremamente importante, pois visa à concentração do aluno e ao mesmo tempo aguça sua imaginação.

 - CALENDÁRIO - 


Os alunos se situam no tempo, entendendo a maneira contínua com que ele se dá, através dos dias da semana, meses e anos.

CHAMADINHA: A Chamadinha também é uma atividade que está dentro do cotidiano do aluno, com o decorrer do tempo os alunos passam a reconhecer os nomes dos outros colegas, fazendo associações com suas letras e sons às letras e sons de outras palavras.


ATIVIDADES NO CADERNO: A Educação Infantil perpassa pela alfabetização, porém, este não é requisito obrigatório dentro do trabalho realizado. O trabalho da Educação Infantil é estimular, facilitando o processo de alfabetização deste aluno no 1º ano. Mas para que este aluno não se sinta perdido ao ingressar no primeiro ano é importante que se desenvolvam algumas atividades sistemáticas no caderno, além de internalizarem hábitos de cuidado com o material, concentrarem-se para a realização da atividade, cria-se uma familiarização com a rotina de uma turma de 1º ano. Desta forma, atividades no caderno também fazem parte da rotina da turma EI 13.


ATIVIDADES LIVRES: Nas artes os alunos desenvolvem a coordenação motora. E os Jogos Pedagógicos são objetos extremamente importantes, de maneira lúdica e livre o aluno aprende muito mais, sem pressão e da sua maneira ele desenvolve dentro de si a autonomia de arriscar, numa brincadeira os alunos procuram superar seus próprios limites e descobrem suas capacidades, assim como podem expô-las para seus colegas. Nas atividades livres trabalhamos questões de autoestima, cooperação e os alunos sentem que podem fazer “qualquer coisa”.



 OUTROS MOMENTOS:

Educação Física – Com as Professoras Suzana e Magda


“Contação de Histórias” – Com a Estagiária Aline


Brincadeiras livres


Refeições


ALGUNS FRUTOS...
         O trabalho desenvolvido dentro da Educação Infantil com a turma EI 13, principalmente no ano de 2013 (segundo ano da turma na escola com a Professora Laís) teve como foco estimular ao máximo os sentidos dos alunos, sua percepção acerca da alfabetização. Com a consciência fonológica bem apurada, podendo fazer uma correlação entre grafema/fonema os alunos apresentarão posteriormente poucas dificuldades no processo de alfabetização. Um trabalho diagnóstico com a turma mostrou que um número considerável de alunos já está desenvolvendo essa correlação demostrando uma consciência fonológica apurada, embora não seja objetivo primordial da Educação Infantil.



Texto e imagens: Prof. Laís Fernandes - Turma: EI 13




Nenhum comentário:

Postar um comentário